Assista cultos ao vivo

sábado, 24 de setembro de 2011

UM ESTUDO SOBRE LIDERANÇA MINISTERIAL



LIDERANÇA

Em nenhuma outra época, envolvendo todas as esferas da vida do homem neste mundo, sentiu-se tanto a necessidade de novos líderes, que consigam influenciar pessoas, descobrindo talentos outrora adormecidos, estimulando seus liderados, e, por fim, alcançando êxito em seus variados projetos.


Concordo que de fato vivemos um período de entressafra de líderes que façam a diferença. No entanto, percebe-se que, tanto na esfera secular como na espiritual, o fator liderança ganhou prioridade nos dias hodiernos.

A sociedade está moldada para o desenvolvimento da atividade de líderes, em todos os aspectos. Porém, este é um terreno extremamente perigoso, pois os líderes têm o poder de levar as pessoas ao sucesso ou ao fracasso.

Definição de liderança: “Liderança é influência”. Esta é a definição mais comum entre os psicólogos e estudiosos do assunto.

OS CINCO ESTILOS DE LIDERANÇA

O psicólogo A. Minicucci afirma que a liderança pode ser exercida de acordo com cinco estilos básicos:

1- Liderança autocrática – Quando o líder determina os programas do grupo. As decisões são tomadas isoladamente e não se permite a participação dos liderados.

2- Liderança permissiva - Quando a liderança é caracterizada pela completa liberdade (laissez –faire). O líder não lidera de fato, deixa aos outros a escolha do que fazer. Não guia os liderados, não faz exigências e não cobra resultados.

3- Liderança democrática – Quando as decisões têm a participação do líder e de seus liderados, e ambos trabalham em conjunto.

4- Liderança paternalista - É muito parecida com a liderança autocrática. Nesse caso, o líder se comporta como um pai, de forma amável, cordial, paternal, ante a necessidade do grupo. No entanto, o líder paternalista procura evitar discórdias e conflitos entre os membros do grupo. O líder paternalista

5- é exclusivista, é ele quem sempre toma as decisões.

6- Liderança situacional – É uma característica de grupos maduros coordenados por líderes maduros. O líder situacional geralmente é flexível, pronto a realizar mudanças adaptativas de acordo com diferentes condições e pessoas com as quais se defronta em sua esfera de ação.

O QUE UM VERDADEIRO LIDER NÃO PODE SER

01- Pedante;

02- Megalomaníaco;

03- Paroleiro;

04- Reclamador;

05- Inconstante;

06- Egoísta;

07- Precipitado;

08- Antipático;

09- Perdulário;

10- Imitacionista.

O presente estudo foi ministrado  pelo pastor Ival em Guaira, por o ocasião das comemorações alusivas aos 35 anos de existência do IBADEP.

Pastor Ival Teodoro da Silva
Presidente da CIEADEP

Sobre Pastor Ival Teodoro da Silva

Presidente da AD em São José dos Pinhais e da Convenção das AD no Paraná, Psicopedagogo, Teólogo, Conferencista Internacional é casado com a Prof.ª Aparecida Alves da Silva.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores