Assista cultos ao vivo

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Escola Bíblica de Obreiros de Curitiba comemora seu cinquentenário



Presidente da CIEADEP pastor Ival Teodoro da Silva e o Presidente da IEADC pastor Wagner Gaby
Referência para a região sul do Brasil a EBO (Escola Bíblica de Obreiros) de Curitiba completou 50 anos. Sua importância para as AD’s do Paraná é indiscutível, pois ao longo desses 50 anos tem sido responsável pelo aperfeiçoamento ministerial de grande parte dos obreiros.

Criada pelo saudoso pastor José Pimentel de Carvalho, a AD em Curitiba, hoje presidida pelo pastor Wagner Tadeu dos Santos Gaby, e a 50ª EBO sob a Coordenação do pastor Eliel dos Santos Gaby, neste ano prestou uma justa homenagem àqueles que fizeram nestes 50 anos, a EBO de Curitiba ser uma referência para o Brasil.

A convite do pastor Wagner, o presidente da CIEADEP pastor Ival Teodoro da Silva, foi homenageado por ter sido por 12 anos coordenador da EBO. Além dos coordenadores, também foram homenageados os que trabalharam e trabalham nos seguintes departamentos: cozinha, logística, segurança, equipe pedagógica entre outros.

Pastor Wagner expressou em sua fala: “Com certeza, se o pastor Pimentel estive aqui, colocaria a igreja em pé em reconhecimento ao que pastor Ival fez por nossa Escola Bíblica, e assim quero fazer”.
O Diretor de Segurança da CIEADEP pastor Cap. Izaias Porto, fez entrega da homenagem ao pastor Wagner que também foi ao longo desses 50 anos, coodenador da EBO.

Os professores deste cinquentenário foram: Pr. Elinaldo Renovato, Pr Antonio Gilberto, Elienai Cabral e José Wellington Bezerra da Costa (Presidente da CGADB), Pr. Sóstenes Apolo, Pr. José Satirio e Pr. Perci Fontoura.

Por se tratar de um momento marcante, a AD em Curitiba lançou em parceria com os Correios o selo alusivo ao cinquentenário da EBO. A cerimônia contou com os diretores dos Correios de Curitiba, e vários homenageados receberam um certificado com 12 selos.

BREVE HISTÓRICO DA ESCOLA BÍBLICA DE OBREIROS

Para contar um pouco desta história foi necessário recorrer a alguns arquivos existentes na Secretaria da Superintendência de Educação Cristã da IEADC, realizar entrevistas com ex-coordenadores que atuaram, e que atuam nessa conceituada Escola de Teologia, bem como trazer a voz de ex-secretários como Pr. Olivir Apolidoro que atuou por 30 anos na função, irmã Alice Rosa e o irmão Romeu de Freitas que participaram da primeira EBO como alunos. A seguir citaremos o registro de alguns nomes que passaram por aqui ao longo desses 50 anos: Em 1962 o Pr. José Pimentel de Carvalho logo que chegou a Curitiba, vindo do Rio de Janeiro, fundou a EBO, e no primeiro ano ele próprio foi o coordenador, auxiliado por alguns obreiros da época.  Em 1963 escolheu o jovem Raimundo Augusto da Silva como coordenador, e secretária a irmã Azenate Gonçalves. Em 1967 o Pr. Airton Batista assume a coordenação juntamente com a irmã Elíbia como secretária, que anos depois passa a função para o jovem Olivir Apolidoro. Este, ao longo de sua atuação, contaria com o auxílio do Irmão Moacir Lisboa, Irmão José Sebastião, Pr. Pedro Marcelino, Pb. Hélio Florentino e Rosimeire (irmã Tuca). No apoio à segurança não podemos nos esquecer do Capitão Porto e sua equipe. A dupla Pr. Airton e Pr. Olivir organizaram a EBO no formato que temos hoje, ou seja, contendo provas, controle de presença e direito a certificados para alunos que se matriculassem por 5 anos. Em 1987 volta o Pr. Raimundo como coordenador e depois dele assume o Pr. Ival Teodoro que em 2004 passa o cargo para o Ev. Edgar Leite. Em 2006 assume a coordenação da EBO o Pr. Manoel Marques e como secretário o irmão Tadeu Costa, ambos em exercício atualmente. Em 2003 a IEADC criou a Superintendência de Ensino Bíblico, atualmente Superintendência de Educação Cristã na qual a EBO está inserida. Seu primeiro superintendente foi o Pr. Wagner Tadeu dos Santos Gaby, e depois assumiram o Pr. Marcos Antonio da Silva, o Pr. Aristides Vieira, Pr. Carlos Eduardo Neres Lourenço e atualmente o Pr. Alcindo Alves Pereira.

Vamos nos lembrar de alguns pioneiros na cozinha e logística. A primeira foi a irmã Laura Ramos, depois Noemia (irmã Nena), Pr. Macedo, Dc.  Pedro Zubeck, Pb. João Ramos (Joãozinho), Pb. Osvaldo Talisin, irmã Geralda, irmã Ana (atuando até hoje), Pr. João de Jesus e atualmente o Pr. Beniel de Oliveira.
Alguns dos professores que passaram por aqui:

Pastor José Pimentel de Carvalho (fundador e professor da EBO), o missionário sueco Leif Gunnar Andersen, missionário da Noruega Per Andressen, Pr. Emiliano Conde, Pr. João de Oliveira, Pr. Eurico Bergstén, Pr. Osmar Cabral, missionário Pr. Simão Lundgren, Pr. Bernard Johnson, Pr. Iris Goulart Seixas, Pr. Ivo Luiz de Souza, Pr. José Polini, Pr. Waldomiro Crepaldi, Pr. Marinésio Soares, Pr. Antonio de Castro, Pr. João Kolenda, Pr. Antonio Gilberto, Pr. Geziel Gomes, Pr. Raimundo de Oliveira, Pr. Paulo Lucas Sacramento, Pr. José Israel do Nascimento, Pr. Elinaldo Renovato, Pr. Alvaro Sanches, Pr. Samuel Bezerra, Pr. Alcino Lopes Toledo, Pr. Carlos Marchioro, Pr. Abraão de Almeida, Pr. Edgar Machado. Entre os mais recentes contamos também com a participação de: Pr. José Alves, Pr. Eliezer de Lira, Pr. Renato Hora, Pr. Eliel Gaby, Pr. Carlos Eduardo N. Lourenço, Pr. Roque Lourenço, Pr. Elienai Cabral, Pr. Messias, Prof.ª Isabel Veiga, Pr. Ciro Zibordi, Pr. José Wellington Bezerra da Costa (presidente da CGADB) e nosso atual presidente pastor Wagner Tadeu dos Santos Gaby.

Mais de uma centena de pessoas atuaram, não sendo possível citar todos neste espaço. Porém os que não foram nominados hoje, certamente seus nomes estão anotados no “Livro das Obras” lá no céu. Pesquisas, entrevistas e texto de Tadeu Costa.


Sobre Pastor Ival Teodoro da Silva

Presidente da AD em São José dos Pinhais e da Convenção das AD no Paraná, Psicopedagogo, Teólogo, Conferencista Internacional é casado com a Prof.ª Aparecida Alves da Silva.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores